27 de Dezembro

O Brasil é uma
república federativa
cheia de árvores
e gente dizendo adeus
Oswald de Andrade

Era um mais um cinza domingo febril;
Meu coração estava apertado de saudade;
Lembrava-me de Oswald de Andrade
Afirmando existir uma pátria cheia de árvores,
E pessoas dizendo adeus. . . Era o Brasil. . .
O domingo de chuva ácida era tão vil. . .
Não me deixava encontrar o meu amor;
A saudade fazia-me sentir muita dor,
Era um domingo triste de uma imensa pátria,
Esta, que está tão mal tratada é o Brasil. . .
Na vitrola, escutava um antigo disco de vinil,
Era domingo, e eu só pensava em minha amada.
Ah! Como eu a amo! Como ela é desejada!
Então lembrei que na pátria também havia felicidade,
Mas que pátria é essa que sofre e ri? É o Brasil.
E eu perguntava – O telefone, quem viu?
Corria para atendê-lo. . . Eu estava agoniado
Pois necessitava dizer o amor de um homem amado.
Enfim consegui minha paz. Isto tudo ocorreu num domingo.

Outrora triste, tornou-se alegre. E assim, foi mais um domingo no Brasil. . .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Tudo e O Nada

A Bossa

Elegia 1938